BLOG

COMO A PRÁTICA DE PILATES PODE AJUDAR AS MULHERES QUE SOFREM COM A ENDOMETRIOSE.
28/03/2017

Como você pode obter uma melhora na dor e na sua qualidade de vida, mesmo durante o ciclo menstrual, período de maior queixa entre as mulheres que sofrem desse mal? Quando as dores causadas, pela Endometriose chega, ou temos um sono ruim ou de má qualidade, de poucas horas ou não entramos em sono profundo, quando essa dor é impeditiva de ter um dia normal de trabalho ou mesmo de descanso e lazer essas experiências podem ser frustrantes, especialmente para aquelas que procuram soníferos naturais em vez de pílulas. Joseph Pilates, o fundador do Método Pilates, teve também uma abordagem holística acerca de seu Método, ele também escreveu dicas para que se tenha uma boa saúde, para dormir melhor e para isso você precisa identificar os fatores desencadeantes das suas queixas e provavelmente você encontrará no Pilates uma boa alternativa para ameniza-las ou mesmo sana-las isso sem contar com a melhora da qualidade de vida e saúde em geral que a pratica com certeza vai lhe proporcionar.

O que é Endometriose?

Resumidamente a endometriose é um distúrbio comum entre as mulheres em idade fértil, é doloroso e em alguns casos e também é uma das causas possíveis da infertilidade feminina. O revestimento que cresce no útero, chamado de endométrio, é derramado todos os meses durante a menstruação. Quando uma mulher tem endometriose, há um crescimento de células endometriais fora do útero que se liga a outros órgãos na cavidade pélvica, com as trompas de falópio, ovários e no lado externo do útero em si. É uma doença progressiva que pode e muitas vezes retorna após o tratamento. Hemorragia menstrual anormal, períodos dolorosos e dor durante a relação sexual são apenas alguns dos sintomas associados a esta doença.

Como a endometriose afeta as mulheres?

Independentemente da causa, a endometriose é dolorosa e realmente só pode ser tratada com terapia hormonal ou cirurgia. No entanto, a dor pode ser constante às vezes e drenagem também. Pode haver dor com ovulação, dor de adesão, dor causada por inflamação, dor durante os movimentos intestinais ou urinar, dor durante o movimento do corpo e dor durante a relação sexual. Mas, a dor mais difícil vem com a menstruação. Não há causa especifica ou explicação para a gravidade da dor. Uma mulher pode ter poucas aderências e dor permanente, incapacitante ou pode ter muitas aderências e muito menos dor.

Gerenciando a dor

O que é importante para uma mulher com endometriose é a capacidade de gerir a dor, que muitas vezes reside na área pélvica e nas costas. Cólicas no abdômen e parte inferior das costas que irradia para a área retal e até mesmo para baixo as pernas é bastante comum. Medicamentos para a dor, relaxantes musculares e outros tipos de drogas são frequentemente administrados para reduzir a inflamação e controlar a dor. Embora o exercício pode às vezes ser desafiador, especialmente durante a menstruação, atividades de baixo impacto como ioga, caminhadas e natação foram encontrados para ser útil na gestão da dor.

 

Como o Pilates pode ajudar na dor Endometriose?

Pilates com seus exercícios podem ser especialmente útil para as mulheres com endometriose, porque um de seus princípios que é chamado e conhecido pelos seus praticantes de “Power House”  ou o Centro de força é solicitado durante toda uma aula de Pilates, além dos demais princípios que são conjuntamente importantes, o power house é um conjunto de músculos estabilizadores do tronco, que engloba músculos profundos como: Diafragma, Obliquo interno e externo, transverso abdominal, Multífidus  e músculos do assoalho pélvico (isqiococcígeo, ilíococcígeo, esfíncter anal, transverso profundo do períneo) assim temos em seu repertório de exercícios tanto em solo quanto em Equipamentos, alguns que trabalham ainda mais focado para o assoalho pélvico, a área onde a dor da endometriose é tipicamente localizada. Os movimentos adicionais do corpo inteiro ajudam a melhorar sua saúde geral também.

Sendo assim, a maioria dos exercícios de Pilates são eficazes para a saúde da mulher em geral, usando a prática de exercícios de Pilates para essa população, uma mulher com endometriose poderá ganhar força nas mesmas áreas onde a dor reside. Os exercícios do assoalho pélvico reforçam os músculos que suportam praticamente qualquer tipo de movimento. Quando realizado corretamente com atenção ao alinhamento e usando os músculos da maneira que eles são necessários.

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, uma mulher em tratamento da endometriose deve verificar com seu médico a possibilidade de inserir os exercícios de Pilates em sua rotina. Houve grande sucesso associando Pilates para mulheres com endometriose.

 

Endometriose e Pilates no auxílio das dores

Para muitas mulheres os desconfortos causados pela Endometriose são:

Dor no assoalho pélvico durante e após o ciclo menstrual.

Dor lombar crônica.

Fadiga e falta de concentração.

Dor abdominal crônica.

Tendo sintomas como os citados acima frequentemente, a cada ciclo menstrual, não há dúvidas que o Pilates pode trabalhar bem para ajudar a mulher a diminuir seus sintomas e desfrutar de um estilo de vida mais saudável novamente.

Pilates não é apenas uma forma de exercício, mas um conceito de como se mover e respirar e sentir seu corpo funcionando no seu melhor.

Pilates utiliza os princípios de respiração, foco, concentração, centralização, controle e precisão de movimento.

Com estes princípios no lugar não é de admirar como Pilates e mulheres com endometriose pode trabalhar de forma sinônima para melhorar o seu bem-estar geral.

 

Para que as mulheres que têm Endometriose vejam os benefícios, é importante realizar os exercícios de maneira consciente para que seja eficaz, pois exigem um nível mais profundo de concentração e centralização. Os exercícios de Pilates trabalham nesse nível mais profundo, mergulhando os grupos de músculos profundamente na região pélvica, bem como aqueles que suportam e protegem a coluna, como os abdominais transversais.

Para aquelas que optaram pela cirurgia, é importante fortalecer os músculos abdominais e de cadeia posterior enfraquecidos que podem ter sido comprometidos.

Benefícios de Pilates para Endometriose e exercícios recomendados:

Os exercícios de Pilates ajudam a fortalecer os músculos abdominais e pélvicos transversais mais profundos. Fortalecimento desses músculos, por sua vez, ajuda a diminuir a dor nas costas, alongando os músculos ”apertados” tensionados nas costas que estão contribuindo para o aumento da sua dor.

Vou citar aqui alguns dos meus exercícios favoritos para quem sofre com a Endometriose, proporcionando alongamento e fortalecimento da coluna vertebral, um trabalho adequado e direcionado focado no assoalho pélvico e também todo o corpo de forma a melhorar compensações geradas pela dor, Alguns dos exercícios elencados abaixo poderão ser feitos tanto no Solo (Mat) com acessórios ou não como também em Equipamento de Pilates, essa escolha vai depender do seu Instrutor e da sua condição para realizar o exercício, para que o mesmo lhe proporcione bem estar e satisfação, bem como, selecionei  abaixo apenas os mais usados por mim para clientes com Endometriose, além destes costumo incluir mais exercícios para que se trabalhe o corpo todo respeitando a individualidade biológica de cada cliente, os específicos para a endometriose que geralmente uso são:

·         Pelvic clock (Relógio pélvico)

·         Aductor Squeeze (com over ball, magic circle)

·         Dead Bug & Fêmur Arcs

·         Shoulder Bridge (Preparação ou original,educativos/adaptações e com acessórios)

·         Hundred (educativos/adaptações e com acessórios ou em Equipamentos)

·         Swimming (educativos/adaptações e com acessórios )

·         Knneling Cat (educativos/adaptações e com acessórios)

 É importante ter o acompanhamento do seu instrutor de Pilates e que este além de ser graduado, que seja devidamente Certificado em Pilates, para que ele saiba como fazer os exercícios de Pilates para ajudar a melhorar a circulação sanguínea, conduzir a sua respiração, o relaxamento da musculatura do assoalho pélvico e o seu devido fortalecimento, mover a coluna vertebral em todos os planos e trabalhar o seu corpo todo.

Pilates ajuda a relaxar e melhorar o seu humor através de técnicas de respiração adequada e a concentração necessária para realizar os movimentos, Pilates pode melhorar sua energia, aumentando a sua flexibilidade corporal e agilidade, Pilates pode melhorar seu equilíbrio e postura através dos movimentos fluidos e contínuos que se concentram em estabilizar e realinhar a coluna vertebral.

Se você sofre com dores causadas pela Endometriose ou precisa melhora a sua qualidade de vida e não sabe como fazer, você pode experimentar e conferir se Joseph Pilates estava certo e o quanto o Método pode ajudar você a alcançar seus objetivos. Eu aguardo seus comentários ok?


Por Sandra Mara Ribeiro.
Profissional de Educação Física CREF: 0002181-GMS
Campo Grande/MS - Brasil
Personal Trainer, Pilates Trainer, Cursos e Consultora Organizacional para Clínicas, Stúdios e Academias.
Contato: (67) 9252-7509


Compartilhe: