BLOG

Questionamento
01/12/2014

Após voltar de uma viagem de estudos, onde meu pastor de Shetland me fazia companhia, um questionamento me fez pensar muito e tentei transformar a minha dúvida em texto que ficou mais ou menos assim:

cena 1: Chega até o nosso Studio um cliente, 34 anos, corredor, sem patologias instaladas e com simples objetivo de melhorar a performance e condicionamento físico com a pratica de Pilates.
Conclusão: Após a avaliação toda equipe chega a conclusão que o melhor professor de Pilates pra esse cliente é nossa Educadora Física então repassamos ele para praticar pilates com essa instrutora, visto que não possui nenhuma patologia ou desvio postural e por bem, achamos que ela seria a melhor opção para ele.

Cena 2: Paciente com 49 anos, Hérnia de Disco lombar, dores cronicas há 13 anos e após passar por mais uma consulta médica ele solicita que ela procure Pilates para tentar aliviar as dores e reabilitar não com a fisio convencional já que o resultado não fora tão bom até então.
Conclusão: Após a avaliação, a nossa equipe chega a conclusão que o melhor instrutor de Pilates para ela é um dos Fisioterapeutas por conseguir ter uma conduta funcional mais adequada a esse paciente e por entender que o Pilates com uma visão mais de reabilitação possa ser o mais indicado.

Pois bem, essa é a nossa rotina aqui no Studio, separar pacientes de alunos para que possamos ter uma evolução com maior qualidade para eles, sempre pensando no objetivo principal que temos com nossos clientes/pacientes.

Agora surge uma dúvida, após uma cliente nos procurar essa semana dizendo que estava fazendo Pilates com um profissional não fisioterapeuta e que não se sentia segura pois as dores não estavam passando... Vem a minha pergunta, sem desmerecer nenhum profissional e muito menos achar o caminho correto, quero entender como proceder já que muitos falam em regulamentação do Pilates e eu achar desnecessário regulamentar o Pilates e achar que o que falta é o conhecimento do código de ética e competencias de cada profissão. Mas quem está perdido nisso tudo: O Pilates, O Fisioterapeuta que usa Pilates para reabilitar ou o Profissional não fisioterapeuta que utiliza o Pilates para Condicionar e reabilitar ou Eu que não deveria ter aberto a minha boca????
Vejo cursos de reabilitação com Pilates ministrados por profissionais que passam longe de poderem trabalhar com isso e me preocupa muito o caminho catastrófico que o método poderá estar caminhando. Muitos me responderão que Joseph não era fisio e que reabilitava mutilados de guerra, pois bem, mas Joseph foi o criador e sempre trabalhou com muita dedicação e afinco bem como com muita qualidade técnica. A minha pergunta é a seguinte: Dentro do Pilates vocês acham que qualquer profissional que tenha formação em Pilates pode trabalhar condicionamento, reeducação postural, dores crônicas, reabilitação, fitness enfim....todos podem tudo, ou estou certo que a regulamentação deveria ser substituida por conhecimento do código de ética profissional e competências cabiveis aos profissionais, ou simplesmente e realmente eu deveria ter ficado de boca fechada?
Bom domingo aos que levam a sério a arte de ser Instrutor de Pilates, seja meus colegas Fisioterapeutas, meus amigos e colaboradores Educadores Fisicos que sem eles meu Studio não seria o mesmo, os Terapeutas Ocupacionais, profissionais da Dança .... Muita luz no caminho de todos e amanhã, segunda Feira muito PILATES pra todos que chegaram ao fim desse meu POST.


Compartilhe: