BLOG

Colaboradores Destemidos
05/02/2017
Há um tempo venho lendo livros de Gestão, muito mais para entender particularmente da minha forma de gerir uma equipe que para ensinar outros, conhecimento próprio mesmo. A partir dessas leituras tenho visto o quanto precisamos conhecer uma equipe de trabalho antes de tomar algumas decisões. Conhecimento esse, que, deveríamos ter antes mesmo da contratação... Nessa semana em que fiquei ausente, procurei entender as diversas formas de avaliar um profissional para trabalhar na minha equipe. Sim, pois estamos em processo de seleção para o nosso Studio de Araranguá em SC onde a nossa fisioterapeuta Daniela Borges com tamanha maestria manteve no peito sozinha até hoje e por isso resolvemos acionar uma colaboradora a mais a partir de 2017 e então achamos por bem começar a avaliação com a seguinte pergunta: Você é uma pessoa legal? Porque você é uma pessoa legal? 
A partir desses questionamentos inesperados eu queria perceber quem era realmente um colaborador DESTEMIDO. Sim, destemido era a característica que buscava para essa seleção. 

¨Se você não se sente confortável em discordar, então nunca sobreviverᨠ - Tim Cook, CEO da Apple

Voltando ao tão sonhado colaborador Destemido, antes de saber, claro que fui pesquisar o que essa característica tinha de tão impressionante e necessária para trabalhar com a gente então percebi o quanto realmente ser destemido faz a diferença.
Cheguei a conclusão que a ¨arrogância¨ disfarça insegurança. Candidatos destemidos colocam suas idéias ao grupo sem tentar impressioná-los com o quanto de conhecimento possuem. Parece fácil, mas é muito difícil e complexo encontrar essa característica, ainda mais em um grupo que disputa algo, que visualiza um futuro, mas é essa a característica que buscamos.
O funcionário destemido, nunca será um funcionário covarde, pois os covardes passarão o problema adiante ao contrario dos funcionários destemidos, que pedirão ajuda caso não saibam as respostas, isso descreveu Gallo em seu livro que descreve o sucesso da Apple. Um funcionário destemido toma para si a situação, do início ao fim, ele não deixará que um obstáculo algum o coloque no seu caminho de construir uma relação satisfatória entre o consumidor, no nossa caso nosso paciente e a nossa marca no nosso caso, Jacson Bonafé Pilates, Fisioterapia e Rendimento Funcional. 
Diante disso pude perceber o quanto o medo inibe a liderança, destrói uma cultura de uma empresa passando uma imagem ao cliente de uma péssima experiencia, no nosso caso nada agradável. Funcionários temerosos relutam em expor as idéias o que nos dificulta como gestores de pessoas em retornar feedback, ou seja se  o funcionário não expor suas vontades, desejos ou oferecer mudanças é muito complicado de oferecer esse retorno sendo que isso é o ingrediente chave de uma secreta receita para tornar a nossa empresa cada vez mais confiável e de satisfação 100% garantida ao nosso cliente.

Hoje, depois de tantas leituras me sinto cada vez mais forte e destemido em relação ao meu negócio. Sei também que é muito mais complicado moldar a personalidade de um colaborador que a parte técnica por isso a unica conclusão que chegamos na seleção é que precisamos de pessoas que gostem de pessoas trabalhando com a gente. Precisamos de colaboradores que tenham empatia, que até conheçam pouco de Pilates mas que conheçam muito dos diversos seres humanos.... e assim seguimos, certos ou não, com um propósito: aceitar as diferenças de cada um e agradecer aos que já fazem parte do nosso time....
bom domingo.


Compartilhe: