BLOG

Que sequencia fazer agora?
07/10/2014

QUE SEQUENCIA FAZER AGORA?

Depois de algum tempo sem escrever hoje resolvi voltar a ativa.

Muitos dos instrutores de Pilates sentem uma certa dificuldade em colocar e retirar exercicios do repertório, confesso que é extremamente 

delicado essa função de montar repertórios de aulas. Delicado mas não dificil.

Primeiro porque precisamos conhecer a particularidade do nosso praticante, aluno ou paciente. Saber se é um cliente de reabilitação ou simplesmente por condicionamento físico e, o mais importante estarmos preparados para as intercorrencias.

Quem nunca iniciou uma aula em grupo, como é uma das sistemáticas que trabalhamos aqui no Estudio, com todo gás, e de repente um aluno relata que sentiu dor no movimento. Parar tudo e estar certo que esse aluno tem que ser retirado do grupo e ser colocado a parte para que não haja prejuizos para o restante dos praticantes.

Como fazer isso? Tendo dominio de um bom repertório de Pilates e ter dominio sobre as populações especiais do Pilates e acima de tudo, ter dominiio e conhecimento sobre o meu paciente.

Mas voltando a falar só de repertório, programamos nossas aulas de forma em que dividimos nossos alunos em níveis. para ser mais fácil conduzir os atendimentos. Pois mesmo trabalhando em grupo não perdemos a individualidade de cada um. Uma aula no nosso estudio sempre inicia com os movimentos de pré pilates, os que são considerados de aquecimento articular, onde preparamos a articulação para que não haja nenhum prejuízo a ela durante o movimento, esses exercicios são os de estabilidade, de respiração, imprint and realese, cervical, enfim, damos uma abordagem geral que dura em média 10 minutos. Se a aula for no reformer, iniciamos nossos alunos na posição de Decúbito dorsal, e solicitamos um trabalho intenso e vigoroso de Footwork, pois temos a certeza que tendo um alicerce que consiga sustentar nosso trabalho não poderá dar errado. 

A partir dai temos que pensar no nosso corpo, e sempre passo isso pra minha equipe, pensar nele como uma árvore. O tronco, que será a base da nossa aula e as folhas, onde nada mais são os  exercicios, então colocamos folhas novas e tiramos folhas velhas e já automatizadas e pensando nesse esquema de folhas a nossa aula se torna mais fácil. 

A partir do trabalho de footwork passamos a diminuir nossa base de sustentação então tiramos um pé do apoio, exigindo agora um controle um pouco maior de centro e damos enfase ao single leg. Depois dessa série, utilizamos ou as alças nos pés ou nas mãos. Eu prefiro utilizar por primeiro as alças nas mãos para poder tirar os dois pés ao mesmo tempo do apoio e fazer Midback Series e suas variações, para depois passar para as alças nos pes e trabalhar o Short Spine prep e o Full.

Depois disso eu faço a transição para a posição sentado com as pernas flexionadas, diminuindo cada vez mais a base de apoio mas sem tirar a segurança do nosso cliente, ai podemos trabalhar uma sequencia pesada de braços pois antes do Short spine, eu trabalhei o Hundred, deixando o corpo  aquecido para o que vinha a seguir, e mantenho o meu cliente em uma sequencia pesada de variações para deixar o meu corpo aquecido o tempo todo durante essa série que descrevo a seguir.

Então na posição sentada de costas para a barra de pés, posso trabalhar as preparações para o Back Rowing que seriam mais ou menos 6 a 8 variações de exercicios.

Depois dessa sequencia, pensando que o meu grupo é um grupo Básico, passo para uma série sentado ainda, mas agora de frente para a barra de pés, treinando as Preps Front Rowing que volta a ser mais ou menos uns 3 exercicios como Straigh Forward, Second Position e Offering por exemplo.

Percebemos que nossa árvore já possui bastante folhas, mas ainda podemos acrescentar, eu sugiro que como já estamos nessa possição trabalhemos as Stomach Massagem Flexion e Extension  para depois partirmos para a Caixa curta ou longa.

Supomos que optemos pela posição curta nesse dia, então podemos trabalhar Round Back, Straight back, twist e Tree. Eu opto por trabalhar também na posição longa e utilizo mais folhas na minha árvore como Plow, Airplane eTriceps.

Percebemos que já temos uma base bem mais instavel com o nosso cliente, então podemos trabalhar com ele na posição de pé, com os Elephant por exemplo, eu só acrescentaria antes de utilizar a caixa fazer uma variação da Mermaid, que não pode faltar em uma aula de Pilates pelo principio da rotação.

Com a minha árvore quase completa eu ainda acresentaria, uma série ajoelhada com meu cliente, tipo Knee Stretch Round back e Straight Back, e finalizaria a sequencia no reformer com os Side Splits.

Passaria então para a posição em pé para finalizar minha aula, utilizando essa postura mais funcional para finalização com um Rolamento para baixo e algumas séries com os olhos fechados para que meu paciente tenha todos os estimulos da aula numa posição em que ela vai passar a maior parte do seu tempo, seja no trablaho ou em casa.

Completei a minha árvore, cheia de galhos e pronta para aguentar o dia longo de trabalho que provavelmente o meu cliente vai estar, a partir dessa aula já programamos a próxima aula desse cliente repetindo a série e sentindo quais os exercicios que já estão automatizados para que eu possa evoluir e ele possa sentir essa evolução em seu corpo. 

Espero que tenham curtido o meu retorno com essa sequencia de como montar uma arvore a partir do tronco...

Nunca esquecendo de pensar em nosso corpo como um tronco de árvore cheio de galhos e esses galhos devemos cobrir de folhas passando por todos os angulos e padroes de movimentos ou seja, uma aula que tenha sequencias de flexões, extensões, inclinações, rotações e flexões laterais... se pensarmos assim nossa aula será muito mais produtiva.... e nada de deixar nosso cliente bater papo durante a aula, ele nos paga para ter resultados e só teremos resultados se aplicarmos uma série longa e variada de exercicios bem executados....

Boa aula a todos...

Beijo no coração e espero que tenham curtido.

Jacson


Compartilhe: