BLOG

Qualidade em Cursos de Pilates
26/12/2013

Qualidade dos Cursos de formação de Instrutores de Pilates

Uma passadinha básica e rápida por uma única página dentro do Facebook você fica apavorado  com a quantidade de ofertas de cursos de formação de instrutores do método Pilates. É surreal a rapidez da disseminação dessa forma de ensino. Mas, quando pensamos na qualidade de tudo isso, como fica? Não existe um controle para isso, portanto inúmeros cursos de 60, 80 e 130 horas (máximo que encontrei) se dissipam de uma forma assustadora. Como aprender Pilates hoje e dar aula amanhã? Isso nunca vai acontecer. Levei quase 10 anos para compreender a verdadeira essência do método Pilates sendo que nesse período tive educação continuada direta, não passei nenhum ano em branco e sem formação. Como então alguém consegue aprender Pilates em 1 ou 2 finais de semana no máximo, sem estágio, sem pratica ou sem mesmo conteúdo?

Você leva anos para criar uma metodologia que se aproxime do ideal, busca informações minunciosamente plausíveis para formar o seu método de ensino, busca qualidade na apresentação e ai o que acontece? Acaba competindo com cursos de baixa carga horária, baixo custo e sem qualidade ALGUMA e competência para ensinar alguém um método tão bem pensado e elaborado por Joseph Pilates. Acredito que ele sempre quis essa disseminação do método pois o mundo todo precisaria conhecer o que ele já sabia, só não sabia ele que a qualidade se perderia tão rápido quando a disseminação.

Hoje o mais importante na busca de um bom curso de formação é a busca por uma carga horária plausível com o conhecimento que se adquire num curso de Pilates ou pelo menos se deveria. Se você quer ser um profissional bem sucedido, com uma certificação internacional da Pilates Method Alliance  por exemplo o mínimo que eles exigem é um curso de formação de 450 horas. Para você ser um profissional reconhecido internacionalmente  e ser certificado PMA, não adianta investir em qualquer curso. A Stott Pilates é a mesma coisa e as melhores certificadoras são assim, exigem qualidade de formação.

Fuja para bem longe de cursos baratos e de procedência duvidosa, você irá sentir isso no momento em que te colocar a prova de que realmente aprendeu ou não. Cursos rápidos não te dão subsídios para entender e nem atender clientes, não saberá avaliar individualmente a necessidade de cada praticante, não saberá evoluir no método, nos exercícios nem nos níveis. Enfim, será um profissional com uma vida curta e com os dias contatos dentro do método Pilates. Hoje, só os bons sobreviverão, porque os nossos clientes já perceberam isso e a maioria para não dizer todos pagam por qualidade de atendimento.

Portanto, vale a pena refletir se o investimento é seguro ou não, mas uma certeza é que para ser um bom professor tem que ser acima de tudo um bom aluno e para isso exige tempo, dinheiro e muita educação continuada  pois a gente só aprende estando entre os melhores e durante todo o tempo. Escolha o melhor para a sua vida, escolha o melhor para o seu cliente.

Boa semana.

Jacson Bonafé – Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates certificado Pilates Method Alliance – PMA 13094.


Compartilhe: